domingo, 20 de novembro de 2011


''Foi mesmo uma longa viagem", disse Milo, acomodando-se no sofá onde estavam sentadas as princesas,"mas teríamos chegado aqui muito antes se não tivéssemos cometido tantos erros. Infelizmente, foi tudo culpa minha."
"Você nunca deve ficar aborrecido por ter cometido um erro", explicou a Razão calmamente,"desde que se trate de aprender com ele. Com frequência as pessoas aprendem mais por terem cometido um erro com boas razões do que por estarem certas pelas razões erradas"
"Mas há tanta coisa para aprender" disse ele, pensativo franzindo a testa.
"Sim, é verdade", admitiu a Rima, "mas não é só aprender que é importante. O que importa é aprender o que fazer com o que você aprendeu e compreender por que deve aprender coisas"
"É o que eu queria dizer", explicou Milo, enquanto Toque e o exausto inseto mergulhavam num sono tranquilo. " Muitas coisas que eu deveria saber parecem tão inúteis que não vejo nenhum sentido em aprendê-las"
" Talvez não veja agora", disse a princesa da Razão Pura, olhando com o ar compreensivo para o rosto de Milo, onde se liam suas dúvidas. " Mas tudo o que aprendemos tem um propósito, e tudo o que fazemos afeta tudo e a todos, ainda que de forma quase imperceptível. Quando uma mosca bate as asas, uma brisa da volta ao mundo, quando um grão de pó cai no solo, todo o planeta fica um pouco mais pesado, e , quando você bate o pé, a Terra se afasta ligeiramente de sua trajetória. Quando você ri, a alegria se espraia como as ondinhas num lago; e, quando fica triste,ninguém em lugar nenhum pode estar feliz.Algo muito parecido ocorre com o conhecimento, pois, quando você aprende alguma coisa nova, o mundo inteiro se torna mais rico."
"E lembre-se também", acrescentou a princesa Doce Rima, " que muitos lugares que você gostaria de visitar estão fora dos mapas, assim como muitas coisas que você deseja saber estão um pouquinho além do seu raio de visão ou ligeiramente fora do seu alcance. Mas algum dia você poderá chegar a todas elas, pois aquilo que aprende hoje sem nenhum motivo aparente irá ajudá-lo a descobrir todos os maravilhosos segredos do amanhã". (JUSTER, Norton,1999,Tudo depende de como você vê as coisas, pg 234,235).

O que posso dizer é que esse livro é muito bom, são faladas coisas que são dilemas de tanta gente, meus dilemas e paradigmas... coisas tão complexas que nesse livro são traduzidas de uma forma simples e inteligente.
Gostei demais hohoho :)




Nenhum comentário:

Postar um comentário